Sobre o projeto
O foco do projeto Literatura Acessível é a diversidade.
Contempla 5 histórias de outras 5 que ainda estão por vir, totalizando um box de 10 divertidas e conscientes trajetórias de vidas de personagens com algum tipo de deficiência que se reinventam através do esporte, da educação e da cultura. São percursos que revelam o preconceito, a discriminação e a ressignificação de identidade social de pessoas que vivem diante de uma sociedade excludente e se superam diante das adversidades da vida e de um cotidiano da barbárie do preconceito instalado na sociedade em que vivemos.
Os livros são paradidáticos e pensados para o público infanto-juvenil, mas atende a todas as idades pela sua própria narrativa. Com a perspectiva de pluralismo de ideias, de forma lúdica e leve, o projeto aborda temas como: inclusão, empoderamento feminino, educação para emancipação, multilinguismo, refugiados, acessibilidade, respeito ao próximo, entre outros que envolvem uma pedagogia de diálogos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O Projeto Literatura Acessível está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como ODS, que foram estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os ODS foram ratificados por todos os países da ONU e entraram em vigor no dia 1º de janeiro de 2016, tendo como prazo o ano de 2030 para serem implementados. São 17 Objetivos e 169 metas que envolvem temáticas como: a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, redução de desigualdades, segurança alimentar, energia, saneamento, mudanças climáticas, entre outras.
Os temas abordados nos livros e as ações do projeto se alinham com os objetivos 4 e 5 da ODS. O Objetivo 4 é assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. E o quinto objetivo é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
As autoras
“Pense nas crianças, a base da nossa educação precisa saber e aprender mais sobre a diversidade humana”
Nossos parceiros
Aqui fica o nosso agradecimento aos envolvidos nesse projeto, pois sem vocês nada disso seria possível.
Outros parceiros
- Lei de incentivo à Cultura
Patrocínio
- Hipofarma
- Instituto CCR
- Mahle
- Microcity
- NTS
- Prefeitura RJ - Secretaria de Cultura
- Supergasbras
- Usiminas
Apoio Institucional
- C2C
- CRID
- ESECS
- Espiral Interativa
- Fundação Dorina
- Handtalk
- ICO Project
- LEPEDI
- Meraki
- Senac
Produção
- Burburinho Cultural
Realização
- Instituto Incluir
- Ministério da Cultura - Governo Federal